Hábitos de economia doméstica são fundamentais para organizar o orçamento de uma família em tempos de crise, como a que vivemos agora devido a Covid-19.
Garantir e organizar o orçamento familiar deve ser a grande preocupação de todos neste momento de isolamento, redução da renda e incertezas quanto ao mercado de trabalho.
Para ajudar você e sua família a passarem por esta fase tão difícil, elencamos 7 dicas de economia doméstica que devem ser colocadas em prática agora mesmo. Confira!
Anote diariamente todo valor que entra e todo valor que é gasto. Assim, é possível visualizar o quanto sua família gasta com coisas que são supérfluas e essenciais, ficando mais fácil cortar o que é desnecessário e planejar o orçamento dos próximos meses.
Use uma planilha no computador, um aplicativo ou mesmo um caderno e vá listando o que não pode ser cortado, o que pode ser reduzido e aquelas despesas que podem e devem ser eliminadas em tempos de crise.
Estamos passando por um momento muito delicado, então não tenha receio de tentar renegociar dívidas ou rever contratos para reduzir o impacto no orçamento familiar.
Se estiver sem dinheiro ou atrasado com pagamentos, a sugestão é procurar o credor e buscar uma solução conjunta. No entanto, lembre-se sempre de dar prioridade àquelas dívidas que possuem uma taxa de juros mais elevada, como cheque especial e cartão de crédito.
Se o dinheiro está curto e a situação instável, é hora de abrir mão de certas coisas que não são assim tão necessárias.
Que tal reduzir compras por impulso na internet, trocar o plano de telefone e de TV ou cancelar plataformas de streaming? Pode parecer algo pequeno, mas no conjunto com outras medidas pode fazer uma grande diferença.
As contas de luz e água são sempre um problema para as famílias. Por isso, conscientize todos da necessidade de economizar esses dois itens e adote os seguintes hábitos:
Conta de luz
limpe com frequência o filtro do ar-condicionado
coloque o chuveiro na posição verão
troque as lâmpadas por LED
junte roupa antes de ligar a máquina ou o ferro.
reaproveite a água da máquina de lavar roupas para limpar o quintal ou lavar o carro
reduza o tempo de banho
desligue a torneira quando escovar os dentes.
Se vocês estão em casa que tal aproveitar o tempo livre e irem todos para a cozinha? Além de ajudar a passar o tempo, essa opção é uma das melhores para reduzir gastos com alimentação e ainda se manter saudável
Faça compras inteligentes no mercado, dando preferência aos itens em promoção e aos alimentos da estação, e saiba que cozinhar em casa neste período pode reduzir em até 20% o valor gasto com alimentação
Esse é um hábito de economia doméstica que deve fazer parte do dia a dia das famílias independentemente de crises. Afinal, é fundamental, antes de comprar qualquer coisa, por menor que seja, que você pesquise e compare os preços.
Faça da internet sua aliada nessa tarefa e saiba que a economia pode chegar a 80%.
Se a ideia é economizar, que tal reutilizar as coisas que você já tem? Evite comprar coisas novas e use seus objetos, eletrônicos, roupas até o fim. E essa dica vale para os alimentos também. Sabe aquela sobra do almoço? Pode se tornar um prato novo e delicioso no próximo jantar. Seja criativo!
E aí, gostou das nossas dicas de economia doméstica? Aqui no blog da Mix temos sempre dicas úteis e interessantes. Fique de olho em nossas publicações!