builderall

Aprenda como organizar a casa de forma fácil

A jornada dupla de trabalhar fora e cuidar dos afazeres da casa torna a rotina sempre mais estressante. Mas isso pode mudar com dicas práticas de como organizar a casa de forma simples.

Foi pensando em tornar seu dia a dia menos cansativo que nós elaboramos essa seleção de truques e ações que tornam manter a casa arrumada e limpa mais fácil. Confira nossas dicas.

Como organizar a cozinha

Manter a cozinha limpa e organizada pode parecer uma missão impossível, mas não é:

Escolha os móveis certos

A primeira dica para manter a organização desse ambiente da casa é fazer a escolha certa dos móveis. Uma cozinha planejada, com mobiliário que aproveite bem o espaço disponível é meio caminho para ter um cômodo arrumado.

Mantenha os armários arrumados

Para ter uma cozinha bem organizada é fundamental arrumar e manter arrumados os armários: separar alimentos abertos daqueles que ainda não começam a ser consumidos; separar potes por tamanho e descartar aqueles que estão sem tampa; organizar panelas por uso; e usar organizadores nas prateleiras e gavetas são alguns dos truques que ajudam a manter os armários sempre em ordem.

Estabeleça uma frequência para limpar a geladeira

Outro ponto muito importante na organização da cozinha é a frequência de limpeza da geladeira. Aproveite esse momento para descartar alimentos que podem estar vencidos. E também para estabelecer o devido lugar para cada item que for guardado nesse eletrodoméstico.

Uma dica importante aqui é nunca guardar restos de comida na panela. Coloque sempre o que sobrar de uma refeição e for ser consumido depois em potes de plástico ou vidro antes de armazenar na geladeira.

Não deixe acumular louça na pia

A gente sabe que a louça suja parece se multiplicar magicamente. Mas para evitar esse efeito, é importante que nunca se deixe acumular muitos itens na pia. Lave sempre a louça enquanto estiver cozinhando e depois das refeições.

Arrume enquanto cozinha

Não é raro ver uma cozinha se transformar em um campo de batalhas durante o preparo de uma refeição. Para evitar esse cenário, arrume tudo o que você usa para preparar a comida enquanto cozinha. Qualquer item que tirar do lugar, devolva imediatamente após o uso. Isso vai facilitar muito sua rotina e ajudar a manter sua cozinha bem organizada.

Como organizar a sala

Sala é lugar de receber visitas e ninguém quer passar a impressão de casa bagunçada, por isso:

Planeje seus móveis

Especialmente se você tem uma sala pequena, optar por móveis planejados para sala é ótima escolha para manter o ambiente sempre bem organizado.

Ter hack e outros móveis que se adaptem perfeitamente ao seu espaço garantirá uma sala com tudo no lugar e ainda com ótima circulação.

Acredite: menos é mais

Manter organizada uma sala cheia de objetos de decoração e eletroeletrônicos é muito mais difícil do que deixar em ordem uma sala onde há apenas aquilo que é necessário para que o ambiente seja confortável e aconchegante.

Então, evite acumular muitos itens na sua sala. Assim o espaço será muito mais agradável para todos!

Use cestos organizadores

Se você usa mantas, deixa revistas à disposição e outros objetos que não têm um lugar definido na sala, utilizar cestos organizadores é uma ótima opção. Além de manterem tudo arrumado, eles ainda são super charmosos e ajudam a decorar sua sala.

Mantenha o sofá arrumado

O sofá é o ponto focal da sala, então é importante que ele esteja sempre arrumado e bonito.

Evite fazer refeições nele e mantenha mantas e almofadas sempre arrumados e limpos. Isso garantirá uma sala muito mais agradável.

Na sala de jantar, deixe a mesa sempre organizada

Evite transformar sua mesa de jantar em um cantinho da bagunça. Mantenha o móvel sempre limpo e livre, e as cadeiras sempre sob o tampo.

Se as refeições da família são feitas sempre nesse ambiente, lembre-se de nunca deixar restos de comida sobre a mesa ou no chão.

Como organizar o quarto

Ambiente de descanso, mas também usado para estudar e, muitas vezes, para trabalhar, manter o quarto organizado é fundamental para uma rotina menos estressante.

Arrume a cama assim que levantar

Crie o hábito de arrumar a cama assim que se levantar. E ensine os seus filhos a fazerem o mesmo. Além de ajudar a manter o quarto arrumado, esse hábito ajuda na sua rotina de descanso, por ter uma cama arrumada para deitar à noite.

Guarde cada coisa em seu lugar

Nada de deixar roupas sobre a cama ou poltrona. Sapatos atrás da porta ou embaixo da cama. Bolsa caída? Habitue-se colocar a roupa suja direto no sexto e separe um cantinho no armário para pôr peças que já foram usadas mas ainda não serão lavá-das. Guarde os sapatos assim que tirá-los e tenha um espaços definido para pendurar bolas.

O mesmo vale para outros objetos usados no carto, como um livro ou o computador. Coloque sempre tudo em seu devido lugar logo assim que terminar de usar.

Otimize os espaços

Também no quarto, otimizar e aproveitar bem todo o espaço disponível optando por móveis planejados é uma dica valiosa para manter o cômodo bem organizado.

Um bom projeto de móveis sob medida entregará soluções incríveis para organizar as roupas, os sapatos e ter um espaço de estudo ou trabalho, mesmo em um quarto pequeno.

Mantenha o guarda-roupa arrumado

Evite jogar as roupas no armário, misturar roupas de estilos diferentes ou peças limpas com aquelas que já foram usadas.

Crie o hábito de guardar corretamente suas roupas e manter sempre o guarda-roupa organizado. Isso facilitará muito sua rotina. Acredite: até escolher a roupa para o trabalho ficará mais fácil!

Tenha caixas de brinquedos no quarto das crianças

Se você tem filhos pequenos, as caixas organizadoras são super aliadas para ajudar a manter os brinquedos sempre em ordem. Você pode definir uma caixa para cada tipo de brinquedo e espalhá-las pelo quarto, ensinando seus filhos a sempre guardarem nelas os objetos depois de brincar.

Como organizar o banheiro

Veja como pode ser simples manter o banheiro organizado:

Use organizadores

No banheiro, os cestos organizadores são ótimos para separar produtos de higiene, toalhas e outros itens no gabinete da pia ou em nichos. Utilizá-los ajuda a manter tudo organizado e ainda otimiza o espaço.

Separe os produtos de higiene de cada membro da família

Se todos na casa usam um mesmo banheiro, separar os itens de higiene de cada um, como o sabonete e o shampoo ajuda muito na organização. Os cestos organizadores são perfeitos para isso.

Deixe rolos de papel higiênico e toalhas sempre à mão

Usar o banheiro descobrir, quando já é tarde demais que não o papel higiênico acabou ou que não há uma toalha para secar a mão é horrível.

Para diminuir o risco dessas situações acontecerem, deixe rolos de papel higiênico e toalhas limpas em cestinhos sob a caixa do vaso sanitário em uma prateleira ou nicho do banheiro.

Seque sempre o banheiro depois do banho

Crie o hábito de sempre secar o banheiro depois do banho e ensine a todos os moradores da casa a fazerem o mesmo. Essa prática é fundamental para ter um espaço sempre organizado.

Como organizar a lavanderia

Dá para otimizar a organização da área de serviço, também:

Otimize o uso dos espaços

Se você está fazendo ou fez o projeto de móveis planejados para toda a casa mas deixou de fora lavanderia, cometeu um erro. Os móveis planejados são a melhor forma de aproveitar bem o espaço e manter a lavanderia organizada.

Faça triagem dos produtos de limpeza

De tempos em tempos, faça uma triagem dos produtos de limpeza que você veem guardando. Alguns podem ter vencido, outros podem já não ter uso para você? Descarte tudo aquilo que você não for usar. Assim, você libera espaço e facilita a organização.

Padronize e etiquete os recipientes em que guarda os produtos de limpeza

Uma boa forma de evitar produtos sem utilidade ou que estragam na área de serviço é etiquetar e padronizar os recipientes em que você guarda os produtos de limpeza. Dessa forma, fica mais fácil mantê-los arrumados e você consegue ver com mais facilidade se está na hora de descartar algum item.

Aposte em um varal vertical

Especialmente se você mora em apartamento, ter um varal vertical é indispensável. Ele otimiza espaço e garante um lugar adequado e organizado para secar suas roupas.

Como organizar a casa: 4 dicas gerais

Guarde tudo assim que terminar de usar

Varra o chão diariamente

Tire o lixo ao menos dia sim, dia não

Determine a frequência para a faxina mais pesada

Gostou das nossas dicas de como organizar a casa? Coloque-as em prática que, com certeza sua rotina ficará mais fácil! Quer aprender outros truques para cuidar da casa? Confira também nosso post com 7 dicas para acabar com o problema da cozinha mal organizada.