builderall

Como decorar a sala com estilo: 11 dicas simples

Como decorar a sala é, com certeza, uma daquelas questões que enchem a cabeça de quem está montando a casa nova ou redecorando um imóvel. Ambiente onde recebemos as visitas, a sala de estar é uma espécie de cartão postal do nosso lar.

Pensando na importância desse cômodo na realização do sonho de ter a casa dos sonhos, nós fizemos uma lista com 11 dicas simples e práticas para você decorar sua sala. Confira!

1. Aplique papel de parede

O papel de parede já foi ?coisa de casa de vó?, mas nos últimos anos voltou à moda e é umas das grandes tendência de decoração do momento.

My Image

Fáceis de aplicar e disponíveis em diversas cores, estampas e acabamentos, os papéis de parede são uma ótima maneira de decorar a sala com estilo e sem ter que gastar muito ou ter muito trabalho.

2. Não tenha medo das cores mais alegres e vibrantes

É verdade que apostar em tons neutros, como o bege e o cinza, evita alguns deslizes na decoração e facilita a vida na hora de mudar o ambiente. Mas nem por isso, se você gostar, deve deixar as cores mais vivas fora da decoração.

Se você não tem muita experiência no uso e combinação de cores mais fortes, aposte em bases neutras: paredes, sofás (e outros móveis grandes), tapetes e cortinas... E coloque cor nos detalhes, como os objetos de decoração.

3. Invista em móveis planejados

Especialmente se a sua sala é pequena, optar por móveis planejados é sempre a melhor escolha para aproveitar bem cada cantinho do ambiente.

My Image

Móveis feitos sob medida otimizam o uso dos espaços, ajudam na organização e, se o projeto for feito por especialistas, garantem um ambiente harmonioso e organizado.

4. Tapetes e cortinas fazem toda a diferença

Na sala de estar, as camadas na decoração são muito importantes para criar um ambiente aconchegante, bonito e cheio de estilo. E o uso de cortinas e tapetes é fundamental para esse efeito.

Cortinas longas e em tecido de tom claro são uma opção curinga: ficam bem em todas as salas e janelas. Na escolha do tapete, dê especial atenção às medidas: o ideal é que o tapete tenha comprimento o suficiente para ficar sob o sofá.

5. Preencha as paredes

Nichos, prateleiras, quadros, fotos, painéis? Essas são apenas algumas das opções para preencher as paredes da sala e dar um charme a mais a esse ambiente.

My Image

Só tenha cuidado para não exagerar e criar um aspecto bagunçado nas paredes.

6. Dê muita atenção à escolha do sofá

É difícil encontrar quem discorde: o sofá é a alma da sala. Móvel mais importante desse ambiente, na hora da decoração é muito importante dar atenção à sua escolha.

A primeira dica para não errar é procurar por um sofá que se encaixe nas medidas da sua sala. Depois, considere o estilo de decoração que você deseja para o cômodo. A seguir, avalie bem o material do móvel que você pretende levar para casa: vale a pena investir em um sofá de qualidade, que dure por anos.

E para não ter de trocar de estofado toda vez que quiser mudar a decoração da sala, opte por um móvel de linhas clássicas e de cor neutra.

7. Assegure espaço para a boa circulação no ambiente

Como é um cômodo que recebe muitas pessoas, cuide para que a organização dos móveis e objetos na sala não impeçam a boa circulação pelo ambiente.

My Image

Meça bem o espaço disponível e escolha móveis que se encaixem nessa área, sem invadir outras áreas da casa nem atrapalhem o caminhar das pessoas.

8. Use espelhos

O uso de espelhos é um super truque para a decoração de espaços pequenos e, além disso, são perfeitos para deixar o ambiente mais elegante e sofisticado.

Se você quer criar a sensação de amplidão, prefira o uso de espelhos maiores, eles podem revestir toda uma parede, por exemplo.

9. Poltronas e pufes são ótimas soluções

Poltronas e pufes são peças muito versáteis e úteis na decoração da sala. Se você não tem espaço para um sofá de muitos lugares, aposte em usar uma ou duas poltronas. Ou ainda, distribua diversos pufes pelo cômodo.

My Image

Eles podem servir para as pessoas se sentarem e também como apoio de pé, por exemplo.

10. Para uma mudança rápida, mude capas de almofadas e mantas do sofá

Quer mudar a cara da decoração da sua sala instantaneamente? Troque capas e mantas do sofá!

De valores acessíveis, esses artigos fazem toda a diferença no ambiente. Se você é daquelas que se cansam rápido de uma decoração, tenha diferentes capas e mantas e troque de tempos em tempos. Lembre-se apenas de coordenar a cor e o estilos das peças com o resto da decoração da sala.

11. Inclua plantas na decoração

Plantas são muito bem-vindas na decoração de qualquer ambiente e dão todo charme à decoração da sala.

My Image

Você pode escolher uma parede e fazer um jardim vertical dentro do ambiente, usar vasos e arranjos sobre móveis, escolher vasos de chão? As opções são diversas e todas vão encher de vida e beleza a sua sala.


Curtiu nossas dicas de como decorar a sala de forma simples? Se você quiser seguir a dica do item número 3 desta lista e investir em móveis planejados, venha conhecer o showroom da Mix Design e faça seu projeto com a gente! Temos arquitetos, projetistas e uma equipe de vendedores especializados, todos prontos para ajudar você a montar a casa dos seus sonhos.