Em tempos de pandemia, nosso lar passou a ser nosso refúgio mais seguro. Ficar em casa agora é mais do que uma alternativa, é uma necessidade. Porém, neste momento muitas pessoas estão se perguntando como limpar a casa de maneira que ela fique livre do tão temido coronavírus.
Pensando nisso, reunimos dicas de especialistas sobre o que você deve fazer na hora de limpar a casa e, assim, garantir a saúde a segurança de todos que nela residem. Confira as dicas e mãos à obra!
Na hora da faxina, por conta da pandemia de covid-19, é preciso tomar alguns cuidados especiais. Não, não se trata de sair passando álcool gel em tudo, existem métodos mais eficazes (e mais baratos) para manter os ambientes limpos do vírus, que pode ficar por dias alojado em superfícies. E sobre isso que falamos abaixo:
Limpar o chão com um pano umedecido em água e sabão neutro já é o suficiente. Mas se você quiser potencializar a faxina, pode usar também desinfetante ou água sanitária diluída em água.
Mas cuidado! Você deve usar uma medida de de água sanitária para nove medidas de água e sempre manusear o produto com luvas.
Já as superfícies compartilhadas, como pias, mesas etc., podem ser higienizadas com álcool 70%.
Objetos de uso compartilhado, como controle remoto, telefone, interruptores, campainhas, porta da geladeira, maçanetas e corrimãos também devem ser higienizados diariamente com álcool 70% ou solução com água e sabão neutro líquido.
Na hora de lavar roupas de cama, toalhas de mesa e de banho, bem como roupas de uso próprio, basta usar água e sabão.
Porém, caso tenha mais de uma pessoa na casa, o ideal é separar toalhas de banho e de rosto para cada um.
Os alimentos com casca devem ser limpos com água e sabão por meio de imersão. Você ainda pode usar solução com água sanitária ou desinfetantes próprios para legumes e verduras.
Já com relação às embalagens, elas devem ser removidas antes de serem guardadas na geladeira ou no armário.
E atenção, depois de manipular e higienizar os alimentos, lave as mãos, esfregando bem entre os dedos e as unhas.
Agora é a hora de adotar o hábito oriental de tirar os sapatos quando chegar em casa, pois isso impede que os vírus que possam estar nos sapatos contaminem seu lar.
Lave bem as mãos com água e sabão assim que entrar em casa e, se for possível, tire também as roupas e tome um banho.
Caso exista algum doente de covid-19 ou infectado na sua casa, é fundamental que toda a limpeza do quarto da pessoa, assim como suas roupas e objetos seja feita separadamente.
Fazer o ar circular pela casa é importante pois evita o mofo, bactérias e também todos os tipos de vírus. Portanto, o ideal é que todos os ambientes, principalmente os mais úmidos, sejam sempre arejados.
Depois de terminar a faxina, higienize os materiais e objetos usados na tarefa com água, sabão e álcool gel.
Outra dica interessante é separar os panos e luvas usados na faxina por cômodo. Assim, você não corre o risco da contaminação de um ambiente ir para um outro.
A frequência em que se deve limpar a casa vai depender da circulação dos moradores. Porém, se houver alguém diagnosticado ou com suspeita de covid-19, os cuidados devem ser redobrados e a limpeza diária.
Gostou das dicas? Então fique de olho nas nossas redes sociais e não perca nossos próximos conteúdos sempre repletos de dicas úteis para quem quer cuidar e decorar sua casa.