Uma cozinha mal organizada é o terror de qualquer um que gosta de ter a casa bem cuidada. E atrapalha muito o dia a dia de quem tem de cozinhar, cuidar dos filhos, trabalhar fora... Espaço dedicado ao preparo e, muitas vezes, também à realização das refeições, manter a cozinha em ordem pode parecer uma tarefa complicada. Mas com algumas dicas, fica bem mais fácil deixá-la sempre arrumadinha. Se você quer facilitar sua rotina com os cuidados de casa, anote aí ideais que selecionamos para ajudar a deixar sua cozinha bem organizada. Confira!
A missão de organizar a cozinha parece ainda mais difícil quando se tem pouco espaço. Por isso é importante tentar aproveitar todo os cantinhos disponíveis para acomodar utensílios e alimentos. Espaços que tantas vezes são inutilizados, como as portas dos armários e a parte de baixo das prateleiras podem ser o lugar ideal para organizar tampas de panelas e potes de temperos, por exemplo.
Uma geladeira mal organizada acaba resultando em sujeira e desperdício de alimentos por perda de validade ? o que pode causar doenças e faz muito mal ao orçamento da sua família. Para manter sua geladeira arrumada e limpa, use cestos e divisórias para: organizar os alimentos manter à vista itens que estragam rápido ou já estão abertos. Um outro cuidado importante é não colocar panelas com alimento na geladeira. Sempre que for guardar sobras de comida, coloque-as em potes transparentes de plástico ou vidro. Isso evita levar sujeira do fogão para a geladeira, mantém a organização do espaço e facilita a identificação do alimento guardado.
Potes de vidro são uma ótima forma de armazenar e organizar alimentos e temperos. Mais higiênicos do que os potes de plástico, eles não pegam cheiro, não mancham e têm melhor vedação. Potes grandes de vidro são perfeitos para guardar arroz, feijão, macarrão, açúcar, biscoitos? Já os menores são a melhor opção para armazenar temperos. Uma das grandes vantagens dos postes de vidro é que eles podem ser reaproveitados. Potes de papinha, de geleia, de azeitona e doces, por exemplo, podem ser lavados e esterilizados, e virarem guarda-temperos ou servir para armazenar sobras de alimentos ou molhos na geladeira.