builderall

Decoração do banheiro: 5 dicas para acertar na ambientação desse cômodo

Foi-se o tempo em que a decoração do banheiro podia ficar de fora do projeto de reforma ou da montagem da casa nova. Hoje em dia, planejar uma bela decoração para o banheiro é parte da realização do sonho de ter uma casa incrível. É verdade também que, com a tendência dos imóveis serem cada vez mais compactos, o banheiro ? que sempre esteve entre os menores cômodos da casa ? perdeu ainda mais metragem. Apesar disso, com boas dicas e ideias práticas, é possível criar decorações bonitas e funcionais para esse ambiente tão importante da casa. Quer ter um banheiro digno de capa de revista? Então, confira nossas dicas e arrase na sua decoração.

1. Pense vertical

Nossa primeira dica para a decoração do banheiro, especialmente se ele é pequeno, é pensar de forma vertical. Usar prateleira e nichos para aproveitar bem o espaço do banheiro é sempre um ótimo truque de organização.

My Image

Nichos e prateleiras do tamanho adequado para a metragem do seu banheiro vão permitir que você guarde todos os itens necessários para esse cômodo e ainda vão dar charme à decoração. O cuidado que você deve ter ao usar essas peças é, apenas, não colocar um número exagerado delas, o que pode deixar o banheiro com ar de bagunçado ou sufocante.

2. Invista em móveis sob medida

Optar por móveis planejados tem diversas vantagens, uma das maiores é o melhor aproveitamento do espaço. O que é ainda mais importante quando estamos falando sobre a decoração do banheiro. Investir em móveis planejados para o banheiro, como gabinete, armários, prateleiras e nichos, farão toda a diferença na sua decoração e vão garantir que você consiga ter lugar para todos os seus itens de uso e decoração, mesmo que o banheiro seja bem pequeno.

3. Escolha bem o box do banheiro

O box é um dos itens mais importantes para a decoração do banheiro, além de ser indispensável para garantir privacidade durante o banho e ajudar a manter a organização nesse cômodo.

My Image

Se o seu banheiro é pequeno, a melhor opção é escolher um box de vidro ou acrílico transparente, o que ajudará a criar a sensação de amplitude no ambiente. Para deixar o cômodo mais colorido e alegre, você pode aplicar adesivos no box, uma forte tendência na decoração de banheiros.

4. Dê atenção ao revestimento das paredes

Agora, vamos falar sobre o revestimento das paredes do banheiro, outro item muito importante na decoração desse ambiente. Até um tempo atrás, o único revestimento imaginável para as paredes do banheiro era o azulejo, mas com os avanços tecnológicos, mesmo no ambiente mais exposto à umidade da casa já é possível usar outros revestimentos, como tinta e papel de parede. Antes de decidir sobre móveis, box e iluminação, pense em como serão revestidas as paredes do seu banheiro. Decida entre as opções disponíveis. E, se o seu banheiro for pequeno, prefira usar cores claras e neutras, como branco, cinza e tons pastéis, para criar a sensação de amplidão.

5. Não se esqueça da iluminação

A iluminação, última dica dessa nossa lista sobre decoração do banheiro é também uma das mais importantes.

My Image


O banheiro pede luzes mais potentes e claras, para garantir um ambiente bem iluminado, para uma melhor visibilidade e também para ajudar a criar a sensação de espaço maior. Uma boa dica para a iluminação do banheiro é instalar lâmpadas sob o espelho ou bancada da pia, o que ajuda na hora da maquiagem, de secar o cabelo e de outras atividades feitas no cômodo. Se o seu banheiro não tiver mais do que uma saída para lâmpada, você pode incluir isso no seu móvel feito sob medida. Gostou das nossas dicas para a decoração do banheiro? Para você não errar na escolha dos móveis para esse cômodo, leia também nosso conteúdo com as 3 coisas que você precisa saber para acertar na compra de móveis sob medida para o banheiro.