builderall

Decoração para cozinha pequena: 6 dicas para aproveitar bem os espaços

Um cômodo que perdeu bastante espaço nos imóveis modernos é a cozinha, que fica cada vez menor em apartamentos e casas recém-construídos. Driblar a falta de espaço nesse ambiente tão usado pela família é um grande desafio para quem está montando a casa nova.

Pensando nisso, neste artigo nós listamos 6 dicas de decoração para cozinha pequena que ajudam a aproveitar melhor o espaço. Confira!

1. Integre o ambiente

Integrar ambientes é sempre uma ótima opção para aproveitar o espaço em imóveis pequenos. Se a cozinha da sua casa ou apartamento é apertada, a melhor escolha é optar pela famosa ?cozinha americana?. Nesse modelo, a cozinha se integra à sala de estar ou à sala de jantar, sem paredes para separar os ambientes, criando a impressão de que os espaços são maiores.

My Image

Para delimitar a área de cada ambiente, você pode usar um balcão ou mesmo a mesa de jantar. Assim, o divisor dos ambientes será um item útil para a rotina da casa.

2. Use a regra do triângulo ou da linha reta para a disposição da geladeira-pia-fogão

O posicionamento dos móveis e eletrodomésticos são muito importantes para o melhor aproveitamento do espaço na decoração para cozinha pequena. E para não errar nessa questão, há duas regras que podem ser seguidas:

regra do triângulo geladeira-pia-fogão: segundo estudos, formar um triângulo com esses itens da cozinha auxilia na melhor circulação na cozinha, criando um ambiente confortável para o preparo dos alimentos

regra da linha reta geladeira-pia-fogão: a outra regra que pode ser seguida para otimizar o uso do espaço na cozinha pequena é a instalação do fogão, pia e geladeira em uma linha reta que não distancie demais nenhum dos itens, facilitando o uso.

3. Use os espaços verticais

Em qualquer ambiente pequeno, usar os espaços verticais é fundamental! Nichos e prateleiras já se tornaram peças indispensáveis na decoração de cozinha pequena, por permitirem usar a área das paredes para manter o cômodo organizado.

My Image

O cuidado aqui deve estar no exagero. Evite encher demais as paredes ou os nichos e prateleiras, o que pode criar impressão de bagunça ou de espaço ainda menor.

4. Opte por móveis planejados

Não importa qual o tamanho da sua cozinha: móveis planejados são sempre a opção mais vantajosa para esse ambiente e na decoração para cozinha pequena os benefícios dos móveis sob medida são ainda maiores.

My Image

Ao escolher um projeto de móveis planejados para cozinha pequena, você garante que cada espaço do ambiente seja aproveitado da melhor forma com soluções como embutir todos os eletrodomésticos nos móveis sob medida. Assim, você vai ter uma cozinha bonita, organizada e confortável.

5. Desapegue

Quando se está decorando um ambiente pequeno, uma regra de ouro é desapegar! Manter na sua cozinha pequena móveis e utensílios que não são úteis só servirá para ocupar espaço e criar bagunça: tudo o que você não deve querer.

Para criar uma decoração incrível para a sua cozinha pequena, avalie os eletrodomésticos, móveis e utensílios que realmente são úteis e descarte aquilo que não tem função.

6. Adote soluções criativas

Por fim, nossa sexta dica de decoração para cozinha pequena é que você adote soluções criativas na montagem do ambiente.

Aramados e caixas organizadoras, por exemplo, são ótimos para ajudar na organização de louças, utensílios e alimentos. Há também diversas formas criativas para guardar temperos e outros itens que são usados com frequência na cozinha.

Então, gostou das nossas dicas de decoração para cozinha pequena? Se você está montando esse ambiente aí, na sua casa, venha visitar o showroom da Mix Design! Nossa loja fica em Mauá, no ABC Paulista, e lá você poderá comprovar a qualidade dos nossos móveis sob medida e, se quiser, fazer, na hora, o seu projeto de cozinha planejada.