builderall

Móveis planejados de MDF: quais as principais características dessa matéria-prima

Os móveis planejados de MDF já são os mais comuns no mercado de mobiliário sob medida. Mas mesmo com toda a popularidade dessa matéria-prima, muitas pessoas ainda não conhecem suas características e não sabem quais as vantagens de optar por esse material no projeto de seus móveis. A compra de um móvel planejado é um investimento importante para a família e deve trazer algumas garantias para valer a pena. Por isso, é muito importante saber qual matéria-prima será utilizada e qual a usabilidade e durabilidade trazida pelo material. Pensando nisso, criamos este artigo, para você conhecer bem o MDF e saber quais as vantagens de optar por essa matéria-prima no seu projeto de móveis sob medida. Confira!

Quais as principais características do MDF

My Image

O MDF, da sigla em inglês para Medium Density Fiberboard, é um composto de fibras e aparas de madeira de eucalipto e pinus, e é a matéria-prima mais usada na marcenaria na atualidade. Ao contrário da madeira bruta e sólida, o MDF tem uma estrutura fina e durável, feita de camada única e homogênea, o que mantém a densidade constante por toda a sua extensão. Algumas de suas principais características são: recebe cortes em qualquer sentido suporta a aplicação de qualquer tipo de revestimento, de pinturas a papéis suas fibras possibilitam trabalhos bem precisos, o que facilita o acabamento apresenta muita resistência à temperatura.

Para móveis de quais ambientes esse tipo de material é mais indicado

Como já dissemos, o MDF é, hoje em dia, o material mais usado pela marcenaria na fabricação de móveis. Isso porque ele traz muitas vantagens à produção do mobiliário. Ainda assim, é importante saber para quais ambientes e móveis de que tipo ele é mais indicado. Veja 4 indicações para fabricação de móveis planejados de MDF: Por ser mais maleável, o MDF permite a formação de curvas mais complexas, sendo assim, é o material mais recomendado para a fabricação de móveis criativos e refinados, que necessitam que a placa de madeira tenha maior flexibilidade. Móveis com acabamento arredondado também devem ser produzido com MDF. Para ambientes úmidos e molhados, como cozinhas e banheiros, o material mais recomendado é o MDF verde, que é hidrorrepelente. O revestimento em laca fica melhor na superfície lisa do MDF.

Quais as vantagens de usar o MDF

My Image

Conheça algumas das muitas vantagens de escolher móveis planejados de MDF: suporta muito bem a aplicação de qualquer tipo de revestimento e acabamento, desde pintura até papéis impressos pode receber placas resistentes à água, indispensáveis em móveis para banheiros e cozinhas devido à prensa em altas temperaturas, são exterminados todos os cupins que poderiam estar nas partículas de madeira usadas para a fabricação do MDF menos poroso que outras matérias-primas, o MDF recebe perfeitamente a pintura pode receber diversos acabamentos, incluindo vernizes, polimentos, formicas e tintas. Além disso, quando produzido com material de reflorestamento, o uso do MDF ajuda na preservação do meio ambiente. E como é feito de fibras e aparas de madeira, seu custo de compra é baixo, o que torna o preço do produto final mais acessível, sem perda de qualidade. Como você pode ver, o MDF é uma matéria-prima muito versátil e a melhor opção para a fabricação de móveis sob medida, já que garante às peças qualidade, beleza e custo acessível. Quer conferir exemplos de móveis planejados de MDF? Acesse o nosso site e conheça nossos produtos.